O ENEAGRAMA É UMA SABEDORIA MILENAR CAPAZ DE NOS TRANSFORMAR NO FUNDO DA ALMA

“Eu sou o ENEAGRAMA...Eu sou completo, infinito, dinâmico e transcedental. Eu sou multinível e multidimensional, Eu sou um sistema, um mapa, uma ferramenta e um caminho. Eu sou geometria sagrada, eu colocarei luz sobre todos os processos cíclicos de transformação do universo, Eu farei com que você se veja, por dentro e por fora. Conheça-me, e aos meus segredos, pela mente e pelo coração, e transforme-se para sempre...”

- Nicolai Cursino

 

O Eneagrama é um sistema milenar que aponta o caminho para o desenvolvimento harmônico do ser humano, seja este um desenvolvimento pessoal, inter-pessoal, profissional, psicológico ou espiritual.

 

De origem antiga e desconhecida que aponta para o antigo Egito, passou pelos Gregos antigos como Pitágoras, e seguiu seu caminho pelos padres do deserto no inicio da era crista, e através dos séculos por vias como o Sufismo e o próprio Cristianismo. Muitas outras vias, inclusive secretas, de conhecimentos avançados sobre o o universo e o ser humano, também trouxeram esse sistema para a modernidade.

Atualmente é um sistema mundialmente reconhecido e validado, em diversas escolas de desenvolvimento humano, coaching e educação, além de instituições como Stanford, Columbia e Loyola, nos Estados Unidos; em programas de MBA da FGV e USP, no Brasil; em hospitais, governos, escolas, entidades não governamentais e programas de desenvolvimento em organizações como: Disney, Boeing, Embraer, DuPont, Roche, Banco Itau, Vivo, Engie, MetLife, Avon, Serasa Experian, e muitas, muitas outras. Também usado por diversos escritores e diretores em Hollywood, além de aplicações no campo das artes, medicina, educação, psicologia e muitas outras.

O Eneagrama é um símbolo que contém em si, conhecimento e poder. Apresenta uma inter-conexão entre três leis universais: A Lei do Um (representada no círculo), que faz alusão a unidade, ao infinito e a cronologia de todos os processos cíclicos de transformação, A Lei do Três (representada no triângulo), que trata da relação entre os princípios de criação-manutenção universais, além das forças de ação, reação e mediação, e a Lei do Sete, (representada na Hexade) que representa os sete estágios presentes nos processos universais de transformação (sete notas musicais, sete dias da semana, sete cores do arco íris, etc...).

O Eneagrama das Personalidades é um sistema de desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional que descreve nove tipos principais de personalidade, cada uma com suas tendências mentais, emocionais e instintivas, que se refletem em um estilo central de “ser” e “estar” no mundo, em diferentes níveis de maturidade e consciência.

 

Apesar de descrever com muita precisão os prováveis comportamentos de cada um dos nove tipos e seus vinte e sete subtipos, a riqueza do Eneagrama está no fato de ele ser muito mais do que uma tipologia de personalidades.

Ele descreve as motivações por trás das ações; as crenças e as estratégias inconscientes por trás das decisões; as rotas exa­tas e mais eficientes de crescimento e expansão para além dos padrões de cada tipo. Também, aponta os motivadores e as estratégias por trás dos comportamen­tos – não apenas o que as pessoas fazem, mas o que as motiva a serem como são. Trata-se de um mapa e uma estratégia de maturidade, desenvolvimento e diver­sidade baseados em autoconhecimento e autodomínio.

 

No fundo trata-se de um sistema de prática e desenvolvimento espiritual, cuja origem remonta ao estudo antigo das 9 Harmatia (Ira, Orgulho, Vaidade, Inveja, Avareza, Medo, Gula, Sobriedade, Luxuria, Preguiça),  as formas centrais principais pelas quais o ser humano pode desviar-se de seu caminho em direção a Deus (plenitude, iluminação, felicidade).